Fernanda Montenegro emociona ao homenagear Fernanda Torres em carta poderosa; veja
Fernanda Montenegro emociona o Brasil com carta comovente dedicada à filha Fernanda Torres
Em um dos momentos mais tocantes do Globo Repórter exibido na última sexta-feira (07), a atriz Fernanda Montenegro emocionou o público ao prestar uma bela homenagem à filha, Fernanda Torres, por meio de uma carta repleta de amor, admiração e orgulho materno.
A veterana da dramaturgia exaltou o talento da filha, que recentemente brilhou ao vencer o Globo de Ouro com o filme Ainda Estou Aqui, obra que conquistou o público e a crítica internacional.
Uma filha, uma artista: orgulho que atravessa gerações
Montenegro relembrou com carinho a primeira vez em que se deu conta da grandeza artística da filha, ainda aos 12 anos, em uma apresentação no tradicional Teatro Tablado:
“Desde os seus 12 anos, quando Fernando e eu a assistimos no palco do Teatro Tablado, com total domínio de cena, nós, os pais atores, nos abraçamos aos prantos diante do fenômeno.”
Ela comparou a trajetória de Fernanda Torres à de lendas como Bibi Ferreira, ressaltando o comprometimento da filha com a arte e sua caminhada brilhante:
“Fernanda Torres, desde a infância, sempre ordenou sua vocação de forma independente, real e sublime. São quase 50 anos de criatividade em diversas áreas da nossa cultura artística.”
Reconhecimento além-fronteiras
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, levou Fernanda Torres ao reconhecimento internacional — um feito que Montenegro celebrou com emoção e poesia:
“Coube a Fernanda Torres o fenômeno de atravessar a Linha do Equador, justamente durante o nosso carnaval dionisíaco. Esse milagre se deve ao extraordinário filme de Walter Salles, que fez dela, para sempre, um referencial transcendente de brasilidade.”
Legado e emoção

A carta de Fernanda Montenegro tocou os espectadores e reforçou o imenso legado de mãe e filha, duas artistas que representam o melhor da cultura brasileira dentro e fora do país. A homenagem, carregada de emoção e orgulho, é um retrato da força da arte quando aliada ao amor.